26.1 C
São Paulo
Domingo, 19 Maio, 2024

Jenyssis e sua relação com a musica

Jenyssis Windenen, 22 anos, modelo internacional, está se lançando no mercado Pop nacional brasileiro. Seu talento faz de si uma verdadeira força musical. Ouça...
More

    Últimas Notícias

    A Necessidade de Conformidade: O Risco de Soluções Não Oficiais do WhatsApp em Licitações de Órgãos Públicos

    Com a digitalização acelerada dos serviços no Brasil, o uso de ferramentas digitais tem se mostrado fundamental, especialmente para a comunicação com os cidadãos....

    10 Ideias de Marketing para Salões de Beleza

    A elaboração de estratégias inovadoras de marketing está sempre em constante evolução. Esse mercado exige atenção aos detalhes e, principalmente, atenção no que o...

    Aulas de Ciência no TikTok: Professora Anne ultrapassa fronteiras digitais

    A paixão pelo ensino e a dedicação à educação têm sido marcas registradas da carreira da Professora Anne ao longo de mais de 20...

    Tendências atuais no comércio e marketing: como se adaptar ao novo cenário

    O cenário do comércio e marketing está em constante evolução, impulsionado pelo avanço da tecnologia e mudanças nos comportamentos do consumidor. Para acompanhar as...

    Valorização do transporte público

    O transporte público, também conhecido como transporte coletivo, é como chamamos os modais de transporte destinados a fazer os deslocamentos de várias pessoas de uma só vez e que estão à disposição de todos os cidadãos de um local, como ocorre com os ônibus, os trens e os metrôs.

    Esse tipo de transporte não é novo: os primeiros ônibus surgiram ainda no século 15 e eram puxados por cavalos. Depois, vieram os veículos coletivos a vapor até que os combustíveis fósseis começaram a ser utilizados nos automóveis e também nos carros coletivos.

    Mas mesmo os ônibus que conhecemos hoje são diferentes do que eram há algumas décadas. É o que mostra o projeto Pioneiros do Transporte, que retrata a história do transporte público no Rio de Janeiro e traz uma linha do tempo dos ônibus utilizados na cidade desde 1908.

    E a ideia é que os ônibus e demais transportes coletivos continuem evoluindo e sejam cada vez mais inovadores e tecnológicos. O transporte do futuro, segundo especialistas, deve ser compartilhado, autônomo — sem necessidade de um condutor — e movido a energia elétrica. Aliás, eficiência energética é palavra-chave para o transporte público nas próximas décadas.

    Como funciona o transporte público no Brasil

    Na maioria das cidades do Brasil, o transporte público é custeado pelos passageiros, que pagam uma taxa por deslocamento. Segundo o empresário do setor de transportes Jacob Barata Filho, são vários os custos que compõem o preço da tarifa. 

    “O custo quilométrico do sistema é dividido pelo índice de passageiros por quilômetro (IPK), o que significa que dispêndios com mão de obra, combustíveis, material rodante, lubrificantes, peças e acessórios, entre outros, são divididos entre os usuários pagantes”, diz. Dessa forma, a tarifa é resultado dos custos do sistema e do número de pagantes. 

    Porém, Jacob Barata Filho explica que ela é diferente do preço da passagem, que se trata de uma decisão política: “a tarifa é o resultado de um cálculo técnico, como o que é seguido na metodologia do Geipot, já o preço da passagem é uma decisão política, tomada pela autoridade competente, de acordo com o que considera razoável ser pago pelos usuários do sistema”, afirma.

    Dessa forma, em todas as cidades brasileiras o preço da passagem é definido não apenas de acordo com o cálculo da tarifa, mas também considerando as decisões políticas de seus governantes, que podem, inclusive, subsidiar esse preço.

    O transporte público no Brasil é formado por ônibus, trens e metrôs, porém eles não são oferecidos igualmente em todas as cidades. Em cidades pequenas, o mais comum é que o transporte coletivo seja disponibilizado apenas por ônibus, ao contrário das metrópoles, que contam também com outros serviços, fazendo a ligação, inclusive, entre cidades diferentes, como no transporte público em SP.

    Nesse sentido, vale conhecer o projeto Pioneiros do Transporte, que traz um recorte histórico da evolução dos transportes no Rio de Janeiro, cidade que conta com diferentes modais.

    Quais as vantagens do transporte público

    O transporte público traz diversas vantagens para o meio ambiente, para a mobilidade urbana e para a economia. Em se tratando do meio ambiente, por exemplo, abrir mão dos veículos individuais para usar o transporte coletivo ajuda a reduzir a emissão dos gases que provocam o efeito estufa, além de apoiar as cidades na adaptação às mudanças climáticas que já estamos vivendo.

    Em relação à mobilidade urbana, os benefícios são a redução dos congestionamentos, problema que afeta grande parte das cidades brasileiras. Além disso, a diminuição dos acidentes é outro benefício do uso do transporte coletivo.

    E vale dizer que o transporte público também oferece acessibilidade para todas as pessoas e oportuniza o acesso ao emprego, à saúde, à educação, ao lazer e a diversas outras atividades, impulsionando a economia e valorizando a interação entre as pessoas e o viver em sociedade.

    Latest Posts

    A Necessidade de Conformidade: O Risco de Soluções Não Oficiais do WhatsApp em Licitações de Órgãos Públicos

    Com a digitalização acelerada dos serviços no Brasil, o uso de ferramentas digitais tem se mostrado fundamental, especialmente para a comunicação com os cidadãos....

    10 Ideias de Marketing para Salões de Beleza

    A elaboração de estratégias inovadoras de marketing está sempre em constante evolução. Esse mercado exige atenção aos detalhes e, principalmente, atenção no que o...

    Aulas de Ciência no TikTok: Professora Anne ultrapassa fronteiras digitais

    A paixão pelo ensino e a dedicação à educação têm sido marcas registradas da carreira da Professora Anne ao longo de mais de 20...

    Tendências atuais no comércio e marketing: como se adaptar ao novo cenário

    O cenário do comércio e marketing está em constante evolução, impulsionado pelo avanço da tecnologia e mudanças nos comportamentos do consumidor. Para acompanhar as...

    Não perca

    Conheça a opção “Agendar agora” no Google Maps

    Você sabia que você pode adicionar um botão "Agendar agora" no Google Maps para o seu negócio? Se você está procurando uma solução para...

    Software Gratuito para Salões de Beleza – principais funções e benefícios

    A indústria da beleza é um dos mercados mais competitivos que exigem constante melhoria e inovação. A utilização de um software para um salão...

    ClientMax: Potencializando a Reputação Digital das Empresas e Impulsionando o Crescimento

    Posicionamento Online Estratégico e Gestão da Reputação Digital se Tornam Aliados Indispensáveis para EmpresáriosNo cenário cada vez mais competitivo e digitalizado dos negócios, estabelecer...

    Por que Salões de Beleza Precisam de Software Especializado

    A DIKIDI é uma solução digital para ajudar os operadores com software voltado para o segmento de salões de beleza. Este software especializado é...

    Empresa focada em Proteção Veicular é destaque e oferece excelente custo x benefício

    Empresas de seguro elevam preços, levando à desistência de clientes, enquanto Apvs oferece proteção veicular acessívelO aumento alarmante do número de roubos de veículos...