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Sexta-feira, 22 Novembro, 2024
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    API de telefonia: 5 dicas de como utilizar na sua empresa

    Assim como existe a indústria 4.0, também existe a telefonia 4.0. Ela trouxe soluções viáveis de comunicação via internet e telefonia digital. E, aproveitando esse embalo, a API de telefonia surgiu para facilitar a maneira como os diferentes aplicativos se comunicam.

    Com o intuito de integrar diferentes softwares a API tem sido usada em telefonia para tornar o atendimento ao cliente mais ágil e fácil.

    Veja agora como você pode usar a API de telefonia em sua empresa:

    O que é API?

    Antes de tudo, você precisa entender o que significa API e qual a sua função.

    Em inglês, a sigla API significa Application Programming Interface, e isso, em português quer dizer: Interface de Programação de Aplicação.

    Desse modo, podemos definir a API como um conjunto de rotinas e padrões de programação que são usados para integrar softwares ou plataformas diferentes.

    Assim, com um código de programação, um aplicativo tem autorização para acessar o sistema de outro. E, a partir disso, fazer a integração.

    Só para ilustrar, o exemplo mais famoso é a utilização do Google Maps em aplicativos de hotelaria e hospedagem. Isso porque, com o API, esses apps conseguem fornecer a localização do hotel pelo serviço do Google.

    API de telefonia

    Agora, no que diz respeito a API de telefonia, podemos dizer que ela é responsável por:

    • integrar diferentes sistemas de telefonia 4.0
    • facilitar a configuração do PABX Virtual
    • aumentar a produtividade
    • otimizar a comunicação
    • automatizar processos

    Ou seja, a API de telefonia facilita muito a vida de quem precisa atender os clientes.

    Desse modo, faz muito sentido usá-la em seu serviço de atendimento e suporte ao cliente. Afinal, ele vai garantir um serviço mais eficaz, ágil e completo. Veja como fazer isso:

    Como usar a API de telefonia na sua empresa

    Como a API é compatível com qualquer linguagem de programação ou software, é muito simples de colocá-la em ação. É claro que ainda será necessário contar com a ajuda de um programador para fazer o serviço. No entanto, não será difícil para integrar toda a telefonia da empresa e ainda deixar os clientes mais satisfeitos com um serviço rápido

    Para que fique mais fácil de entender como usar a API de telefonia funciona, veja 6 ideias de como usá-la:

    6 ideias de como usar a API de telefonia

    Na telefonia 4.0

    Com a API você pode integrar todas as tecnologias que fazem parte da telefonia 4.0:

    • VoIP, que é a telefonia via internet
    • URA, serviço de menus interativos e respostas automáticas
    • PABX Virtual, a central telefônica para operar com telefonia 4.0
    • CRM, que faz a gestão do banco de dados dos clientes

    Para analisar dados

    No momento em que a API de telefonia é integrada ao CRM, você poderá analisar uma série de dados e métricas que o sistema de gestão coleta.

    Com isso, você consegue melhorar a experiência do cliente, que não precisa passar tanto tempo explicando suas demandas.

    No clique e ligue

    Você já procurou por um restaurante ou local no Google e viu na aba lateral da página um telefone?

    Então você clica nesse telefone, e é direcionado para fazer a ligação. Pois quem faz a conexão entre o ‘botão’ e a discagem é a API.

    Essa função, quando está ativa, é chamada de click-to-call, que numa tradução simples significa clique e ligue.

    Para deixar recados e lembretes

    Com a API, você consegue fazer o disparo de SMS e outros tipos de mensagens para seus clientes.

    Essas mensagens podem ser para lembrar de consultas, avisar sobre reuniões, informar se um pagamento deu certo, entre outras coisas.

    Para controlar fluxo de chamadas

    No momento em que a API de telefonia estiver integrada à URA, você pode criar menus interativos e direcionar os clientes. Você pode, por exemplo, configurar uma mensagem que solicite o CPF de quem liga.

    A partir desse dado, seu CRM já busca as informações do cliente e o sistema o direciona para o atendente ideal, de acordo com o banco de dados.

    Para mascarar números

    Quando usamos algum app de carona como o Uber ou qualquer outro não conseguimos ver o número de celular. Isso fica bloqueado tanto para o motorista quanto para o passageiro. Com isso, esses apps garantem mais segurança e confiança para seus envolvidos.

    Pois é, quem faz esse serviço é a API. Ela mascara essa informação e transmite apenas o sinal de ligação. Bom para todos, não é mesmo?

    Enfim, essas são as dicas para API de telefonia que preparamos para você. Esperamos que elas te ajudem na hora de decidir a implantar o sistema ou não.

    Em nossa opinião, ela facilita muito a vida de qualquer empresa e, nos dias de hoje, é imprescindível.

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